O que toda criança mais gosta de fazer é brincar. É através das brincadeiras que ela aprende a compreender melhor o mundo adulto, por isso decidi unir o prazer de brincar com o conhecimento de Arte.
Utilizei duas obras de Arte com o tema de brincadeiras: “Roda” de Milton da Costa e “Meninos soltando pipa” de Candido Portinari.
Fonte: http://ymy.blogs.sapo.pt/
Primeiramente os alunos tiveram a oportunidade de apreciar as obras, cada qual em seu momento, observando como a pintura foi feita: como, com quê, quais cores, título, qual a brincadeira, etc., para que percebessem a pintura de fundo que deve ser o primeiro passo nas produções.
Contudo, antes de iniciar as produções foi oportunizado um momento para vivenciar as brincadeiras de roda resgatando um pouco da nossa cultura com cantigas como “Ciranda-cirandinha”, “Fui ao Itororó”, entre outras.
E na brincadeira de soltar pipa a criança teve que aprender a confeccionar o próprio brinquedo. Os alunos confeccionaram a capucheta que é um tipo de pipa mais simples e comum em nossa região. Depois em local adequado, puderam se divertir brincando de soltar pipa (capucheta). A brincadeira foi fotografada para que esse registro fosse utilizado posteriormente.
A partir dessas vivências o trabalho artístico se desenvolveu com maior prazer. Os alunos realizaram o desenho de memória da brincadeira de roda utilizando interferências de bonequinhos sobre o fundo previamente preparado com tinta guache e rolinho.
E também desenho de observação das fotos da brincadeira de soltar pipa (capucheta) com interferência de papéis coloridos em formato de pipa, seguindo os mesmos encaminhamentos de preparação de fundo.
Dessa maneira, os alunos produziram trabalhos de Arte relativos a brincadeiras utilizando estratégias atrativas que ampliam o conhecimento de mundo e de cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário